COMISSÁRIO ANKUR KATHNURIA, DIRECTOR DE TELECOMUNICAÇÕES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DO SERVIÇO CORRECIONAL DA NAMÍBIA VISITA Á DIRECÇÃO GERAL DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO.
A Comissário Prisional, Maria Gaspar, Directora Geral Adjunta para Área Operativa do Serviço Penitenciário, em representação do Director Geral do Serviço Penitenciário da República de Angola, recebeu em audiência, hoje quinta-feira, 17.10.2024, o Comissário, Ankur Kathuria, Director de Telecomunicações e Tecnologias de Informação do Serviço Correcional da República da Namíbia.
Trata-se de uma visita de cortesia, no âmbito das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e no fortalecimento das relações bilaterais e aflorar intenções de alinhamento com o Serviço Correcional da República da Namíbia.
Lembrar que a visita teve como principal objectivo, discutir temas relevantes para o aprimoramento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) dentro do Sistema Penitenciário. Durante a visita, Ankur Kathuria, teve a oportunidade de conhecer diversas áreas que compõe a Direcção Geral do Serviço Penitenciário da República de Angola. A visita começou pelo setor administrativo, onde foram apresentados os processos de gestão e coordenação das atividades penitenciárias. Em seguida, Ankur Kathuria, visitou a área de segurança, onde pôde observar as medidas implementadas para garantir a segurança da Instituição quanto dos Efectivos. Área crucial para manter a ordem e prevenir incidentes dentro das instalações.
O Subcomissário Prisional, Mauro de Almeida, Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação do Serviço Penitenciário, na sua abordagem apresentou ao visitante, sobre a real situação actual das TIC’s a nível da Direção Geral e não só. Mauro de Almeida, destacou os avanços tecnológicos implementados recentemente, bem como os desafios enfrentados pela instituição na modernização de seus sistemas de comunicação e gestão de informações.
Por sua vez, Ankur Kathuria, manifestou a pretensão da sua vinda à República de Angola, enfatizando a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimentos para o fortalecimento das capacidades tecnológicas das instituições penitenciárias, ressaltando os benefícios que essa colaboração traria para ambos os países, promovendo a inovação e a eficiência na Cooperação já existente através do memorando de entendimento entre as duas Repúblicas.
O Subcomissário Prisional, José Elavoco Daniel, Director do Gabinete Júridico do Serviço Penitenciário, na sua abordagem, apresentou as regulamentações vigentes e as possíveis actualizações necessárias para acompanhar as mudanças tecnológicas e garantir a conformidade legal das operações penitenciárias.
Por fim, durante a visita de trabalho do Comissário, Ankur Kathuria, a mesma foi considerada produtiva e abriu caminho para futuras colaborações entre Angola e Namíbia no campo das Telecomunicações e Tecnologias de informação no Sistema Penitenciário.
Participaram da visita os Directores Nacionais das distintas áres ligadas à Documentos e Leis do Serviço Penitenciário, nomeadamente, o Gabinete Júridico e Control Penal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS