DIRECTOR GERAL DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO CUMPRE AGENDA DE TRABALHA NA HUÍLA.
O Director Geral do Serviço Peniteciário, Comissário Prisional Principal, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, cumpriu de 08 à 10 de Outubro, uma agenda de trabalho à província da Huíla, cujo objectivo foi avaliar o estado de organização e estruturas do Estabelecimento Penitenciário do Lubango, nas suas mais diversas dimensões e constatar as obras da comarca da Matala.
Na agenda do Comissário Prisional Principal, Bernardo Gourgel, constou, dentre outros pontos, a visita ao Governo Provincial, ao Tribunal de Comarca do Lubango, Procuradoria Geral da República, onde, nestes órgãos, inteirou-se sobre os assuntos ligados à especialidade dos mesmos, sendo que, os Serviços Penitenciário trabalham em estreita cooperação.
O dirigente, não deixou de visitar o Estabelecimento Penitenciário do Lubango, onde na sua abordagem afirmou que a sua estadia na Huíla visa constatar a superlotação de reclusos internados, sendo que, já se encontra acima de 100%, o que naturalmente, se torna um motivo de preocupação para o sistema Penitenciário e para os Órgãos da Administração de Justiça.
O número um da corporação prisional, fez saber ainda que "a humanização é a nossa meta, e com a superlotação não é possível humanizar, portanto, continuou, nós estamos aqui para em conjunto com os Órgãos da Administração de Justiça encontrarmos uma solução", realçou.
O responsável e sua comitiva visitaram, igualmente, o campo de produção da Quilemba e a do "20 de Março" do Nambambi para constatar os níveis de produção, bem como o estabelecimento feminino do Lubango e interagiu com as reclusas internadas naquele local.
Participam da visita, a Directora Geral Adjunta do Serviço Penitenciário para Área Operativa, o Delegado do MININT-HUÍLA em Exercício, os Directores Nacionais de Segurança Penitenciária, Estudos, Informação e Análise, Finanças, Controlo Penal, Comunicação Institucional e Imprensa e o representante do Gabinete de Inspecção.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS